Nesta quarta-feira, 28, a Prefeitura de Barra dos Coqueiros deu um passo significativo em prol da população barracoqueirense ao firmar um acordo de cooperação técnica com a empresa Transportadora Associada de Gás – TAG, detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do Brasil, para a construção de um Centro Profissionalizante. A assinatura do acordo marca um momento histórico para a cidade e representa o compromisso da administração municipal em promover mais dignidade e oportunidades de emprego e renda para a comunidade.
O Centro Profissionalizante será voltado para a capacitação da população barracoqueirense em diversas ocupações por meio de cursos e treinamentos. A iniciativa integra o plano de compensação do Projeto de Conexão do Terminal Sergipe, uma obra de grande relevância para o estado. A gestão do Centro será realizada pela Prefeitura, após a inauguração e início das atividades, demonstrando o comprometimento com o desenvolvimento e a qualificação da mão de obra na região.
O prefeito do município, Alberto Macedo, destacou a importância desse acordo para a comunidade, ressaltando o impacto positivo que o Centro Profissionalizante terá na geração de empregos e renda para a Barra. "É um jeito de darmos mais dignidade ao nosso povo e garantir um futuro promissor para nossa cidade", afirmou.
Marcos Benício, Diretor Técnico-Operacional da TAG, enfatizou a relevância do projeto para o desenvolvimento socioeconômico da região. “O Projeto de Conexão do Terminal Sergipe à malha de transporte de gás natural da TAG é um marco relevante para a nossa empresa e para o estado, contribuindo para o desenvolvimento do mercado de gás natural no Brasil. É um investimento que gera empregos durante a construção, garantindo mais segurança de abastecimento e competição no setor. A construção deste novo Centro Profissionalizante representa não somente um legado, como uma importante contribuição da TAG para o aprimoramento profissional da população barra-coqueirense no desenvolvimento de novas habilidades e competências para o mercado de trabalho”, avaliou.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Barra dos Coqueiros se une à TAG reafirmando seu compromisso com o crescimento e o bem-estar de sua população, estabelecendo parcerias estratégicas que visam transformar a realidade local e garantir um futuro mais próspero para todos.
Sobre o Projeto de Conexão do Terminal Sergipe
O Projeto de Conexão do Terminal de Armazenamento e Regaseificação de GNL e Complexo Termelétrico da ENEVA à malha de transporte de gás natural da Transportadora Associada de Gás – TAG prevê a construção de um gasoduto de aproximadamente 25 km de extensão, com pontos de entrada e saída, incluindo as infraestruturas de acesso necessárias.
Iniciadas em 2023, as obras estão em estágio avançado de construção, com mais de 70% de progresso físico. Com investimentos de cerca de R$ 340 milhões, o novo gasoduto atravessará três municípios do estado de Sergipe: Barra dos Coqueiros, Santo Amaro das Brotas e Rosário do Catete e terá capacidade máxima de transporte de 14 milhões de m³/dia.
O projeto representa um marco relevante no processo de abertura do mercado de gás natural no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento da economia local com a geração de mais de 500 empregos diretos e indiretos durante a obra, sendo 70% mão de obra local. O início da operação comercial está previsto para o 2º semestre de 2024.
Além de fortalecer a posição de Sergipe no cenário nacional de desenvolvimento da cadeia de gás natural, o novo gasoduto é uma alternativa ao abastecimento da Região Nordeste e restante do país coberto pela rede integrada de transporte, conectando novas fontes de suprimento à malha integrada de transporte de gás natural e oferecendo flexibilidade e segurança de abastecimento para o mercado nacional.
Saiba mais sobre a TAG aqui: https://ntag.com.br/