A prefeitura da Barra dos Coqueiros, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), informou ao Ministério Público de Sergipe (MP/SE) o que tem feito para amenizar os engarrafamentos durante a obra da ponte Construtor João Alves, que liga Aracaju à Barra. A audiência, promovida pela Promotoria de Justiça do Patrimônio Público, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 8, na sede do MP/SE.
Além do promotor de Justiça, Ricardo Machado Oliveira e do superintendente da SMTT/Barra dos Coqueiros, Marcos Felipe, participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura do Governo do Estado, Luiz Roberto Dantas de Santana, o representante da empresa Concrepoxi (responsável pela obra), Victor Tavares Pessoa de Melo, da BPRV, da CPTRAN, do Comando do Policiamento Militar do Interior, da SMTT de Aracaju e da DER.
Na audiência foram discutidas execuções contratuais da obra, levantadas ideias para diminuir seu tempo de execução (que até o momento estima-se, estar com somente 20% realizada) sendo dadas propostas para reduzir os congestionamentos causados principalmente em horários de grande fluxo de veículos.
O Superintendente da SMTT, Marcos Felipe, explicou que desde o início das obras a prefeitura da Barra dos Coqueiros tem se empenhado em amenizar os congestionamentos que o reparo na ponte tem causado. “Foram feitos estudos em diversos pontos que dão acesso à ponte e feitas adequações no fluxo de trânsito, o qual tem ajudado a acelerar o tempo de espera para travessia”, diz.
Decisões
O secretário Luiz Roberto Santos informou que nesta quinta-feira, 9, haverá uma nova reunião entre o Governo do Estado e a empresa Concrepoxi com o objetivo de oficializar aditivos contratuais, visando ampliar o uso de outras técnicas para acelerar o tempo de secagem do concreto e ampliação de um novo turno de trabalho. “Caso haja a firmação de um acordo, no dia 15 deste mês serão tornadas públicas e oficializadas na promotoria responsável pela audiência”, disse ele.
Ficou estabelecido também que a empresa responsável pela obra deverá entregar relatórios quinzenais para a promotoria que acompanhará de perto o andamento das obras. A promotoria ainda deverá visitar o galpão onde são confeccionadas as armações de ferro nos próximos dias para garantir que as confecções das armações estejam sendo feitas no cronograma regular.
Fotos: Alisson Mota/MPSE