Nesta terça-feira, 27, a Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizou uma ação de fiscalização para coibir a prática de embarcar em ônibus do município sem pagar passagem. A iniciativa visa coibir atos de intimidação contra cobradores e motoristas e busca orientar a sociedade sobre a maneira correta de utilizar o transporte coletivo.
A fiscalização foi promovida em veículos da linha 610 de ônibus, que possui 24 paradas, partindo do Ponto Final do Residencial Acquaville e terminando sua rota no Terminal Mercado. Na quinta-feira, 29, a inciativa será realizada mais uma vez, com o propósito de garantir à população barracoqueirense mais comodidade e segurança no uso do transporte público.
O superintendente da SMTT, Marcos Fellipe Gomes, explica que, segundo a empresa de ônibus, usuários que costumam entrar sem pagar a passagem estão intimidando os motoristas. “Só ontem foram registrados 29 pulos de catraca, sendo que um ônibus pode levar 75 passageiros. Então a ação de hoje é uma entre diversas formas de atuar para coibir ações dessa natureza. O objetivo hoje foi montar um posto de observação no ponto de ônibus próximo ao Maikai. Esse é o primeiro passo da SMTR entre outros que virão”, conta.
Para o coordenador da empresa de ônibus, Antônio Marcos, a ação é de extrema importância, tanto para a corporação, quanto para a sociedade. “Infelizmente, muitos passageiros, por mais que possuam cartão de passagem, se recusam a pagar e pulam a catraca. Por isso, essa iniciativa da Prefeitura é importante e demonstra que o poder público municipal está pensando no bem estar da população”, considera.
Segundo Marcos Brito, diretor de fiscalização da SMTT, a ação trata-se de uma resposta às reclamações de munícipes. “Essa é uma operação que se deu devido às reclamações de trabalhadores e moradores de pessoas que estão pulando a catraca e causando transtornos. Viemos hoje conversar com os usuários para que eles paguem o transporte já que eles utilizam”.