A Prefeitura da Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), abriu as inscrições para a entrada de estudantes no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ano letivo de 2023. Com 1.500 vagas disponibilizadas, as aulas começam no dia 27 de fevereiro na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Creuza Gomes dos Santos, no período da noite.
Instituído pelo Governo Federal, o programa Educação Jovens e Adultos é ofertado à população que não completou, abandonou ou não teve acesso ao ensino básico na idade apropriada. Trata-se de uma modalidade onde os alunos concluem estudos em menor tempo.
As vagas da EJA são destinadas para alunos a partir dos 15 anos, sem limite de idade, e divididas em dois ciclos: Ciclo 1 (alfabetização – pessoas que não sabem ler e escrever ou sabem pouco) e Ciclo 2 (fundamental maior – do 6º ao 9º ano).
“A EJA é uma grande oportunidade para quem não sabe ler e escrever ou não concluiu o ensino fundamental. Sabemos que a maioria das vagas de emprego pedem, no mínimo, o ensino básico do candidato. Então, o programa é uma chance de abrir e ampliar as portas para o mercado de trabalho”, reforça o secretário da Semed, José Marques.
“Temos uma equipe de professores especializados e prontos para acolher os estudantes. E, além do mais, oferecemos transporte gratuito para os moradores da área de extensão da Barra e refeição para todos os alunos”, ressalta o secretário.
Período e local de matrículas
Os interessados em participar da EJA devem realizar até o dia 5 de fevereiro a matrícula na EMEF Professora Creuza Gomes – localizada na Rua Paulo de Tarso, Nº 96, Loteamento Olimar, Barra dos Coqueiros – das 7h às 21h.
Documentações
Para realizar a matrícula, o estudante deve apresentar documento de identidade; CPF; comprovante de residência; declaração de escolaridade, se houver; e foto 3x4.