Pautada no planejamento coletivo das escolas com o objetivo de potencializar a aprendizagem dos estudantes, a Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino da Barra dos Coqueiros iniciou nesta quinta-feira, 23, na quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Cruz, com o tema "A Relação das Competências Socioemocionais e o Direcionamento de Ações para o Aprendizado de Qualidade".
Promovida pela Prefeitura da Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a Jornada Pedagógica segue até esta sexta-feira, 24, tendo como público-alvo professores, diretores, coordenadores e equipe gestora.
A programação da Jornada é composta por workshops com temas como: “Competências socioemocionais para promoção da saúde metal do profissional da educação”; “Respeito às diferenças: novos olhares e práticas sobre a educação inclusiva”; “O Poder das Metas”; “Liderança: prática necessária para uma gestão pedagógica eficiente”; e “Aumente sua produtividade: aprenda a otimizar o tempo a seu favor”.
Secretário da Semed, José Marques, destaca a importância da Jornada Pedagógica para o trabalho dos educadores e a formação dos estudantes da rede municipal de ensino, que retornará às aulas no dia 27 de fevereiro.
“Nossa jornada 2023 tem como objetivo debater os efeitos socioemocionais da pandemia no processo ensino-aprendizagem. É uma forma de preparar o professor para esse retorno às aulas, para que eles recebam bem o seu estudante e que ele perceba que tanto ele como todos que fazem a escola pública passaram por esse momento de pandemia e que, consequentemente, deve ter tido algum reflexo em suas vidas”, afirma José Marques.
Coordenador pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Creuza Gomes dos Santos, professor Idealtino Barreto ressalta que jornada é uma ação importante na formação do profissional dos educadores. “Nós temos um estatuto que reza que temos que ter a formação continuada. Então, esse momento contempla o nosso estatuto. Isso é muito importante para a categoria, para o professor. Essa ação nos dá a oportunidade de se qualificar, de adquirir mais conhecimento, de poder trocar experiências com os colegas e de nos fortalecer para o nosso exercício de área, que é o retorno das aulas”, declara.
Professora da rede municipal da disciplina de Ciências, Lucineide Alves afirma que a Jornada Pedagógica é um momento muito importante na vida do educador. “É onde a gente vai adquirir, apesar da experiência que já temos, mais experiências, mais conhecimentos para lidar com os nossos alunos a cada dia. Hoje é difícil ser professor, mas, quando a gente faz com amor, com dedicação e carinho, buscando sempre o nosso conhecimento, o crescimento, tudo fica mais fácil”, diz.