A Prefeitura da Barra dos Coqueiros deu um primordial e histórico passo para a melhoria e a qualificação do transporte público utilizado pelos cidadãos do município ao participar da assembleia inaugural do consórcio do transporte público coletivo da Grande Aracaju. O ato de instalação ocorreu nesta segunda-feira, 13, no Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju.
Participaram da assembleia de instalação do consórcio o prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, e os prefeitos Edvaldo Nogueira (Aracaju), Padre Inaldo (Nossa Senhora do Socorro), Marcos Santana (São Cristóvão) e o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.
O consórcio permitirá à criação de uma autarquia, que definirá o formato do sistema de transporte coletivo da região metropolitana, por meio de licitação, e será um grande avanço para a Barra dos Coqueiros e as demais cidades da Grande Aracaju que integram o consórcio: Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro.
“Com a formação deste consórcio, os municípios, incluindo a Barra dos Coqueiros, têm voz ativa na gestão do transporte público da região metropolitana. Isso faz com que facilite a discussão e busca das soluções dos problemas urgentes do transporte. Antes, dependíamos unicamente da SMTT de Aracaju e hoje os municípios da grande aracaju fazem parte da gestão do transporte, que, sem dúvidas, proporcionará mais qualidade e dignidade aos cidadãos que residem na Barra”, relatou Alberto Macedo.
O consórcio será gerido pela Prefeitura de Aracaju, por se tratar da capital do Estado e cidade mais populosa entre as quatro cidades. O prefeito Edvaldo Nogueira explicou os próximos passos da autarquia uma vez instalada. “Nesta primeira assembleia, discutimos as questões, as deficiências, os problemas existentes no sistema e marcamos uma nova reunião extraordinária já para o dia 22 de novembro, às 17 horas, para que possamos apresentar as primeiras soluções mais imediatas. Será nesta reunião que oficializaremos as propostas para a melhoria do transporte público da região metropolitana”, disse.
Para a efetivação do consórcio, o Governo de Sergipe sancionou a Lei complementar nº 266, de 11 de novembro de 2015, que dispõe sobre a concessão do transporte público aos municípios que integram a região metropolitana de Aracaju e dá providências correlatas.
O governador destacou a importância do consórcio para o transporte da região metropolitana. “Hoje, discutimos os desafios existentes, explorando alternativas, apresentando soluções e continuaremos a abordar essas questões na próxima reunião. O consórcio está em processo de construção e consolidação, caminhando para uma administração na qual o estado terá participação ativa”, afirmou.