A Prefeitura da Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Saúde, estendeu a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite – também conhecida como paralisia infantil – no município até o dia 31 de outubro. A medida foi adotada para alcançar a meta de vacinação entre crianças de um a menores de cinco anos, estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Com o atual cenário das baixas coberturas vacinais no Brasil, o incentivo à imunização contra a poliomielite fica ainda mais imprescindível. Graças à vacinação, a pólio foi erradicada do continente americano na década de 90, sendo a primeira região do mundo a atingir esse feito. Contudo, essa conquista pode ser perdida se o índice de cobertura continuar baixando e fugir do ideal que é 95% ou mais.
Gerente de Vigilância em Saúde da Barra dos Coqueiros, Alane Gomes reforça a importância da campanha. “O Ministério da Saúde tinha finalizado a campanha no dia 30 de outubro. Mas, diante da baixa adesão nacional, estendeu o prazo para oferecer aos pais mais essa oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação de suas crianças. Trata-se de mais um esforço conjunto de Secretarias Municipais de Saúde, Secretaria de Estado e Ministério da Saúde para alcançarmos os 95%. Na Barra, até esta terça-feira, 11, chegamos a um percentual de 61,57%”, afirma.
Alane Gomes destaca ainda que: “A vacinação contra a poliomielite, bem como as vacinas contra outros males, são importantíssimas para manter nossas crianças livres de doenças que podem levar à morte ou deixar sequelas”.
Locais de vacinação
Para a vacinação, os pais ou responsáveis devem levar a criança que ainda não tomou dose da vacina até o posto de saúde mais próximo de sua residência ou na Clínica de Saúde Santa Luzia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com documento com foto da criança e cartão de vacinação.
Dia D
Caso os pais não posam levar a criança dia de semana para vacinação, a Prefeitura da Barra dos Coqueiros promoverá um DIA D da campanha neste sábado, 15 de outubro. A vacinação ocorrerá na Clínica de Saúde da Família Santa Luzia e nas unidades de saúde do Luar da Barra, Andorinhas, Atalaia Nova, Jatobá e Capuã das 8h às 16h.
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil