A prefeitura da Barra dos Coqueiros e a Universidade Tiradentes assinaram hoje, 16, um termo de parceria para o desenvolvimento de atividades extensionistas no município. O termo de parceria tem por objetivo a conjugação de esforços para a realização de programas, projetos, cursos, oficinas, eventos e prestação de serviços e de pesquisa, envolvendo alunos, professores e gestores das duas instituições, visando promover a formação humanística dos alunos, o desenvolvimento e a transformação social, com foco na interdisciplinaridade e na interprofissionalidade.
O termo de parceria prevê que as atividades e obrigações de cada partícipe serão definidas mediante planos de trabalho específicos, que serão elaborados e aprovados conjuntamente, de acordo com os interesses e as demandas do município e da universidade. Os planos de trabalho deverão conter, entre outros pontos, o título e a descrição do projeto, as obrigações dos partícipes, os recursos e as contrapartidas necessárias, o cronograma de execução, os indicadores de avaliação e os resultados esperados.
O prefeito Alberto Macedo destacou a importância da parceria para o município e para a universidade. “Estamos muito felizes em firmar essa parceria com a Universidade Tiradentes, que é uma instituição de referência em ensino, pesquisa e extensão no estado de Sergipe. Vamos fortalecer os laços entre a prefeitura e a universidade, estimulando o intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas”, afirmou.
Julberto Uchoa Júnior, vice-reitor da Universidade, ressaltou os benefícios da parceria: “Eu tenho certeza que nós, juntos, conseguiremos estabelecer diversas parcerias na área saúde, na área de engenharia, na área de gestão, pelo desenvolvimento do município da Barra dos Coqueiros e, obviamente, pela facilidade de colocar os alunos no mercado de trabalho, colocar os alunos em frente às oportunidades de órgãos públicos a exemplo da Prefeitura para o desenvolvimento da sua formação”, disse.
O termo de parceria terá a vigência de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, mediante acordo entre as partes. A parceria será acompanhada e fiscalizada por uma comissão mista, composta por representantes da prefeitura e da universidade, que se reunirá periodicamente para avaliar o andamento e os resultados das atividades realizadas.