A Barra dos Coqueiros ganhou na manhã desta quinta-feira, 03, a nova sede do Grupamento de Operações Táticas do Interior (GATI) localizada na rua da Lambança, nº 372, na Atalaia Nova. Uma solenidade de inauguração marcou a entrega do prédio que se deu por meio de um convênio firmado entre Prefeitura municipal, Polícia Militar (PM) e Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
A nova sede do GATI funciona em uma área de 847 m² e conta com sala do comando, ajudância, alojamentos masculino e feminino, alojamento de sargentos, três banheiros, sala do almoxarifado, copa e sala de reserva de armamento. O espaço será locado pelo município nos próximos 12 meses, período em que o prédio da corporação terá obras concluídas.
“Existem dois momentos na Atalaia Nova e na Barra dos Coqueiros, o antes e o depois da chegada do GATI. O antes era marcado pela violência, uma série de roubos e arrombamentos, principalmente a casas de veraneio. Com a chegada do GATI, essa situação mudou, hoje a população barracoqueirense se sente mais segura e os índices de criminalidade reduziram. Isso é fruto do excelente trabalho desenvolvido pela corporação na localidade”, destacou o prefeito Alberto Macedo.
Atualmente, o Gati conta com um efetivo de 79 policiais que atuam no policiamento preventivo/ostensivo em ocorrências de média e alta complexidade no interior do estado. “Recebemos com alegria esse novo prédio que traduz uma qualidade estrutural do serviço oferecido pelos policiais por meio dessa parceria com o município. A base da Barra tem um sentido positivo na luta em defesa do cidadão no interior do estado”, disse o comandante do GATI, capitão Fernando.
Ainda durante a solenidade, os policiais do GATI ganharam certificado do II curso de formação de operação táticas. Eles irão atuar na sede em prol da segurança pública do estado.
Na ocasião, o prefeito Alberto fez um apelo para que o Jatobá ganhe uma base de segurança. “Aproveito a boa vontade dos amigos da segurança pública para reforçar a segurança no Jatobá, uma área que tem sido alvo constante da criminalidade. E apesar de ser responsabilidade do Estado, o município está disponível a ajudar na melhoria da segurança na localidade”, considerou o prefeito Alberto.
Fotos: Moema Costa