Se tornar uma referência nacional. Este é o objetivo da Prefeitura da Barra dos Coqueiros, que vem sendo reconhecida pelas recentes ações voltadas ao meio ambiente. O município do Litoral Norte conquistou pelo terceiro ano consecutivo - 2020/2021/2022 - o selo Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). Na manhã desta quinta-feira, 13, o prefeito Alberto Macedo esteve reunido com representantes do Movimento Nacional ODS Sergipe. O encontro, que ocorreu no gabinete do gestor, teve por finalidade discutir o andamento de ações no município, estimulando o crescimento ordenado e sustentável da Barra dos Coqueiros.
“Esses selos ODS credenciam a Barra a mostrar para o Brasil e para o mundo a importância do trabalho que vem sendo realizado aqui em prol da agenda 20/30. A Barra está mostrando que se preocupa não somente com o crescimento da cidade, mas também com a qualidade de vida da população, com a redução de desigualdades. Vemos que o crescimento econômico do município caminha junto com o da população. Nós, do Movimento Nacional ODS, ficamos muito felizes e gratificados de ver esse compromisso do gestor municipal. Isso não tem preço, a gente sabe que está no caminho certo”, destacou a coordenadora geral do Movimento Nacional, Sandra Sena.
O município vem trabalhando para desenvolver ações em várias pastas, seguindo critérios estipulados pelas Nações Unidas para atingir desse modo a agenda 2030. Entre os indicadores a serem cumpridos está a Erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.
Preservação do meio ambiente
Em meio ao crescimento imobiliário, o município vem atuando na preservação ambiental da cidade, tendo atualmente quase 40% de área verde. Deste total, 16 milhões de km² é composto pela reserva de manguezal e o Parque estadual Marituba (PEMA).
“Já encaminhamos um estudo atualizado ao IBGE para ser reconhecido que a Barra dos Coqueiros possui atualmente a maior reserva ambiental da América Latina. O próximo passo é fomentarmos o nosso ecoturismo. Temos um grande potencial turístico e brevemente iremos explorá-lo da melhor forma”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Edson Aparecido.
Selo ODS em obras estruturantes
A partir de agora, as obras estruturantes do município serão padronizadas com selo ODS. “As obras receberão o selo ODS e, desse modo, estaremos envolvendo a população nas ações que estaremos executando. Estamos fazendo a nossa parte, mas para alcançarmos um melhor resultado precisamos andar lado a lado com a população. O nosso foco principal é promover a sustentabilidade", afirmou o prefeito Alberto Macedo.
A reunião contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente, Edson Aparecido; de Planejamento, José Otávio; e executivo de Governo, Júlio César. Também estiveram presentes a coordenadora geral do Movimento Nacional ODS Sergipe, Sandra Sena; coordenadora adjunta do Movimento, Nínive de Paula Melo; coordenador de Comunicação do Movimento, Ícaro Figueiredo e o coordenador Jurídico do Movimento, Sílvio Assunção.