O fim de semana foi agitado na Atalaia Nova! Nesta sexta-feira e sábado, 18 e 19, a Prefeitura da Barra dos Coqueiros promoveu mais uma edição do projeto Pôr do Sol Cultural. Com apresentações de artistas locais e feirinha especial, o evento reuniu destaques da cultura local e do artesanato, atraindo moradores e turistas.
Na sexta-feira, o evento contou com os shows de Swing do Bossa e Matheus Freitas. Já neste sábado, houve shows de Doca Furtado e Tambor de Bença. Nos dois dias, o público também pôde conferir as apresentações do artista Rieck Ravel. A feirinha de artesanato e a feirinha de comidas também fizeram a alegria do público.
A secretária municipal de Governo, Taline Macedo, celebrou o sucesso do projeto. “A gente percebe que o povo da Barra dos Coqueiros e os turistas abraçaram o projeto. A perspectiva que a gente tem é de ampliar o projeto no ano de 2023, inserindo cada vez mais os artistas locais e trabalhando também essa parte da inclusão produtiva da economia e da cultura. Porque cultura também é emprego, também é renda, é autonomia e liberdade para o nosso povo”, comenta.
Além de valorizar os artistas locais, o projeto Pôr do Sol Cultural se destaca por apresentar o artesanato barracoqueirense. “Para mim, esse evento é maravilhoso. É uma excelente forma de divulgação do nosso trabalho. E divulgar é uma coisa que precisamos muito. Então, acho importante que tenhamos várias ações como essas”, conta Áurea Soares, especialista em artesanato de conchas.
Morador da Atalaia Nova, o motorista Deiton Siri, conta que o Pôr do Sol Cultural é um desejo antigo dos barracoqueirenses. “Esse projeto é uma coisa maravilhosa, é algo que desejamos muito. É uma ação boa para a nossa cultura e o nosso turismo e nós somos privilegiados por ter essa projeto aqui na Atalaia Nova. As pessoas precisam conhecer e investir aqui”.
A agente de limpeza Maria de Fátima, que também mora na Atalaia Nova, fez questão de elogiar a organização do evento. Ela prestigiou o evento junto com sua família. “Tá tudo maravilhoso. Amei a estrutura, a organização, o ambiente e as pessoas. Sem falar na música, que é a parte que eu mais gosto”.
(Fotos: Moema Costa)