Diante do desempenho excelente dos serviços junto à população barracoqueirense, o Ponto de Atendimento do Instituto de Identificação na Barra dos Coqueiros vem treinando equipes de outros municípios. Nesta segunda-feira, 6, iniciou treinamento – que durará duas semanas – junto com a equipe do futuro posto de Santo Amaro das Brotas.
Em funcionamento desde julho de 2022 para emissão de documentos de identidade, o Ponto de Atendimento da Barra é fruto de um convênio da Prefeitura da Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal da Defesa Social – que disponibiliza prédio, funcionários e infraestrutura – com a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE).
“Como estamos desenvolvendo bem o nosso trabalho, a SSP viu que podemos dar treinamento para outros postos que estão em fase de implantação. Para nós, é motivo de muita alegria e satisfação esse reconhecimento de nosso desempenho positivo em apenas oito meses de funcionamento”, informa a coordenadora do Ponto de Identificação da Barra dos Coqueiros, Gabriella Reis.
A Secretaria de Segurança Pública avalia os postos de atendimento do Instituto de Identificação de acordo com os erros e evoluções, e a unidade da Barra dos Coqueiros sempre está entre as mais bem avaliadas entre os municípios do Interior de Sergipe, conforme constam nos relatórios mensais e trimestrais do órgão.
Segundo o diretor do Instituto de Identificação, Jenilson Gomes, o Ponto de Atendimento da Barra é muito bem organizado. “O posto, apesar de novo, atende perfeitamente. A equipe de trabalho é muito boa. Então, temos essa recomendação de que equipes de outras regiões treinem na prática os serviços do Instituto de Identificação na Barra, antes de iniciar o funcionamento”, declara.
Secretário Municipal da Defesa Social, Rubens Reis destaca a importância do Ponto de Atendimento para a Barra. “Esta unidade veio para facilitar a vida dos moradores que precisavam antes se deslocar até Aracaju para tirar o seu documento de identidade. Esse posto só foi possível graças ao investimento da Prefeitura da Barra, do prefeito Alberto Macedo, em prol da comunidade", afirma.
Segundo ponto treinado
Este é o segundo Ponto de Atendimento da SSP que a Barra treina. “No final de dezembro, treinamos o município de Canhoba. Essa equipe, inclusive, já abriu o posto e, em uma semana, aumentou a quantidade de atendimentos, pois conseguiu desenvolver bem o serviço. Ou seja, é uma prova que o resultado do treinamento aqui foi bom”, informa Gabriella Reis.
Coordenador do Ponto de Atendimento de Santo Amaro das Brotas, José Fernando dos Santos elogiou a receptividade da equipe da Barra. “Este treinamento está sendo uma maravilha. Estamos sendo muito bem recebidos para aprender os serviços do dia a dia na prática, de maneira mais ampla. O atendimento aqui é muito bom. Os colegas são ótimos”, diz.
“Aqui estamos enriquecendo os nossos conhecimentos para colocar em prática em Santa Amaro. Acredito que entre o final de fevereiro e o início de março o nosso ponto estará em funcionamento para a população”, conclui José Fernando.