Visando reduzir as filas de espera na rede pública, a Prefeitura da Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria de Saúde, implantou em março deste ano o serviço de Telemedicina na região. Até agora, mais de 700 atendimentos já foram realizados de forma remota com especialidades a exemplo de Neurologista, Neuropediatra, Cardiologista, Infectologista e Endocrinologista.
Por meio do Serviço único de Saúde (SUS), a telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. A Barra conta com dois atendimentos da Telemedicina, sendo um no Hospital de Pequeno Porte (HPP) e outro no Centro de Especialidades Médicas.
A dona de casa, Keila Ferreira, levou pela segunda vez o filho para o atendimento de Telemedicina e aprovou o serviço. "Foi ótimo, porque foi prático e rápido, o médico passou os medicamentos e meu filho está sendo encaminhado", disse. Quem também saiu satisfeita com o atendimento foi a dona de casa, Joyce Mariane, que disse que: "Achei ótimo o atendimento. Não demorou. Minha filha vai ser atendida graças a Deus, estou feliz", relatou.
Com as teleconsultas, antes de ser atendido pelo especialista, o paciente passa por uma triagem com a equipe da unidade e um profissional da saúde acompanha a consulta. Depois de forma remota, o médico acolhe a queixa do paciente que passa por consulta até fechar o diagnóstico. Dentre as especialidades ofertadas à população, está neurologista, cardiologista, neuropediatra e endocrinologista.
O secretário municipal de Saúde, Fábio Machado, destacou a importância do atendimento. “Apesar da telemedicina utilizar o meio remoto, é importante destacar que o serviço tem que cumprir todas as prerrogativas de uma consulta médica. Por meio dele, médicos do SUS de todo o país realizam esse atendimento. É um grande avanço para o município da Barra dos Coqueiros e quem sai ganhando com isso é a população barracoqueirense", pontou.
Com a implantação da Telemedicina, cerca de 20% dos atendimentos da saúde na Barra foram absorvidos pelo novo serviço. “Começamos atendendo demandas urgentes e negligenciadas e conseguimos reduzir a fila de espera. Essa é uma preocupação do município de acolher essa população da forma mais adequada, seguindo os princípios do SUS, para que essas demandas de saúde sejam realmente solucionadas”, explicou a Gerente de Planejamento de Saúde da Barra, Janaína Amarante.
O prefeito Alberto Macedo está satisfeito com os resultados, pois o Programa de Telemedicina representa um grande benefício para os usuários do SUS, uma vez que facilita o acesso a médicos especialistas. “A Telemedicina é a realização de um sonho antigo na Barra dos Coqueiros. Além de reduzir as longas filas de espera do SUS, estamos possibilitando que o barracoqueirense seja atendido por especialistas de todo o país remotamente. Estamos proporcionando, dessa forma, mais dignidade ao nosso povo”, destacou o prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo.