A Rodovia SE-100, principal via de acesso à Barra dos Coqueiros foi palco nesta quinta-feira, 17, de uma campanha de conscientização da Secretaria Municipal de Saúde. Por meio de panfletos entregues, motoristas foram orientados quanto aos cuidados para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor de várias doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya. O trabalho, que contou com o apoio de agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) do município, faz parte das ações da Semana Nacional de Combate à Dengue.
Com a aproximação do verão, a tendência é que os casos de doenças aumentem. “Essa ação é para prevenir que novos casos venham a surgir e que esse trabalho de limpeza venha sendo intensificado nas residências. Estão sendo entregues panfletos que contém informações importantíssimas. Foram confeccionados cinco mil panfletos que trarão um resultado positivo no combate à doença no município”, destacou o agente de endemias, Luiz Cláudio.
Para evitar a disseminação do mosquito, é importante receber o agente de endemias em casa. “Por meio da visita do agente de endemias, é possível eliminar os criadouros potenciais do mosquito que é a principal medida contra essas doenças. O trabalho pode ser intensificado sem ajuda, eliminando água parada em vasos de plantas, guardando garrafas sempre de boca para baixo; armazenando pneus em locais cobertos; fechando totalmente a tampa de caixas d’água, galões, tonéis, poços e latões, além de tratando a água das piscinas com cloro e fazendo a limpeza do local pelo menos uma vez por semana. E em caso de o paciente apresentar algum sintoma é necessário procurar atendimento em uma unidade de saúde”, destacou a secretária municipal de Saúde, Janaína Amarante.
Menor que os mosquitos comuns, o Aedes aegypti é preto com pequenos riscos brancos no dorso (com o formato de uma lira), na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano. É um mosquito urbano, que prolifera em áreas de maior densidade populacional. Próprio das regiões tropical e subtropical, não resiste a baixas temperaturas nem a altitudes elevadas.