Na próxima terça-feira, 22, a Secretaria Municipal de Educação da Barra dos Coqueiros, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), realizará a cerimônia de conclusão do curso ministrado aos alunos do 5° ano da rede municipal de ensino. A solenidade ocorrerá às 8 horas, na Quadra de Esportes da Escola Municipal João Cruz (EMEF).
Realizado pela Polícia Militar e desenvolvido em escolas da rede municipal e particular de ensino, o programa, de caráter social e preventivo, tem o objetivo de desenvolver uma ação pedagógica de prevenção ao uso de drogas e à prática da violência. Em Sergipe, a iniciativa ocorre desde 2001, com a capacitação de policiais militares que atuam como instrutores nas escolas.
Segundo a Técnica Pedagógica do Ensino Fundamental, Iraneide Pedral, a formação dos jovens da cidade no PROERD já acontece há mais de um ano e é muito importante para as escolas e a sociedade. “O trabalho da Policia Militar mostra um leque de novos caminhos que a juventude pode escolher em busca da real felicidade, formando cidadãos conscientes, seguros e participativos”.
Na avaliação de Iraneide, “a parceria entre a Secretaria de Educação com a Polícia Militar através do PROERD é benéfica, pois traz para a escola conhecimentos para a segurança no trabalho contra as drogas e violências”.
O programa propõe um trabalho de parceria entre a escola, a família e a Polícia Militar visando a redução da demanda do uso de drogas e da prática da violência entre jovens. Em todo o Estado, o programa já formou aproximadamente 33 mil crianças do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, de escolas da rede pública e particular de ensino.
O secretário de Educação, José Marques, lembra que o intuito do do Proerd é orientar e prevenir as crianças quanto ao não uso de álcool e drogas e também orientar os pais sobre como lidar com o assunto em casa. "O curso é crucial na vida das nossas crianças. Através dos encontros, elas recebem instruções de ponta, capazes de prevenir o uso de drogas por meio do autoconhecimento, autogerenciamento, e habilidade de lidar com responsabilidades", enfatiza.