Cerca de 838 de bovinos e bubalinos deverão ser vacinados na Barra dos Coqueiros na segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2022 que começa na próxima terça-feira, 1º, e segue até o dia 30 de novembro.
A vacinação ocorrerá em animais de todas as idades. Sergipe compõe o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE-PNEFA), e a vacinação em novembro será para bovinos e bubalinos de todas as idades.
"As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina", explicou o secretário municipal de Agricultura, Sissinho Moura.
O produtor que não vacinar o gado pode ser autuado e ter a propriedade interditada, sendo assim será impedido de vender os animais, essa é uma das penalidades a que está sujeito.
"Além da vacinação, o produtor deve fazer a comprovação junto ao órgão executor de defesa sanitária animal. A declaração da vacina pode ser entregue de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados", explicou o secretário Sissinho.
Os donos dos animais devem comparecer de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, situada na avenida Oceânica, nº 520.