Nesta terça-feira, 18, o prefeito de Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, esteve reunido com representantes de construtoras para discutir a implementação de iniciativas que visam melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos barracoqueirenses. O encontro foi marcado pelo compromisso em enfrentar os desafios hídricos que afetam a região e promover mudanças significativas para a comunidade.
Na ocasião, o secretário municipal de Meio Ambiente, Edson Aparecido, explicou que a situação hídrica tem sido desafiadora em todo o Estado. “Sergipe tem enfrentado níveis de água que estão acima da média histórica nos últimos 30 anos. Atenta a isso, a gestão municipal decidiu agir para evitar e solucionar problemas como alagamentos, que têm afetado diversas áreas”, disse.
A medida emergencial, da Prefeitura em parceria com as construtoras, será a implantação de extravasores, localizados em pontos críticos da Barra, como Luar da Barra, Olhos da Água e Capuã. “Essa ação tem o objetivo de controlar o volume de água que invade as casas e prevenir danos à infraestrutura. Além disso, será elaborado um plano de macrodrenagem da cidade em breve, visando soluções de longo prazo para o problema”, completou Edson.
Os extravasores são dispositivos de segurança que servem exclusivamente para escoar grandes volumes de água. Quando os níveis estão particularmente elevados, o mecanismo é acionado. Na prática, os extravasores impedem que o esgoto faça o caminho de volta para residências e indústrias. No entanto, ele só costuma ser utilizado em situações pontuais: durante períodos prolongados de chuvas.
Segundo o prefeito, Alberto Macedo, a medida têm como foco principal melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos. “A atuação conjunta entre o poder público e as construtoras reflete o nosso comprometimento com o desenvolvimento sustentável da Barra, garantindo que os moradores vivam em um ambiente mais seguro e propício ao seu crescimento”.
Para o secretário municipal de Obras, Marcel Fürst, a iniciativa demonstra a preocupação e o empenho da Prefeitura e das construtoras em buscar soluções efetivas para os problemas enfrentados pelos cidadãos. “Através do diálogo e da colaboração, espera-se que essas ações contribuam significativamente para a melhoria da qualidade de vida na Barra, proporcionando um ambiente mais seguro e saudável para todos”.
Presente à reunião, o engenheiro, Paulo Nunes, presidente e fundador da Construtora JT Nunes, expressou a satisfação com a união de forças firmada no encontro. “De fato, vemos o compromisso do prefeito em reunir os empresários da região que possuem investimentos na área de expansão da Barra. Juntos, a gente chegou a um consenso comum, unindo esforços para enfrentar imediatamente o desafio do aumento do nível do lençol freático. As equipes responsáveis pela drenagem já foram designadas e as obras terão início nesta semana”.
Paulo Nunes expressou confiança de que, em breve, a situação será resolvida e a normalidade será restabelecida, trazendo alívio para a comunidade. Também participaram da reunião os representantes da Celi e da Construcenter.