A Prefeitura da Barra dos Coqueiros, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), iniciou nesta segunda-feira, 16, uma campanha pedagógica de combate ao transporte escolar clandestino, em frente às escolas da rede particular.
A campanha da SMTT tem como finalidade conscientizar os pais e responsáveis de estudantes sobre os riscos de contratar transporte que não seja regulamentado perante órgão de trânsito municipal. A ação em frente às escolas particulares prosseguirá durante esta semana e também será feita no retorno às aulas da rede municipal e estadual.
“Nosso objetivo maior é coibir o transporte escolar irregular. Sabemos que aqui no município existem várias pessoas fazendo transporte irregular. Então, iniciamos hoje esta ação para conscientizar os pais e responsáveis o quanto é importante que eles se preocupem na hora de contratar o transporte de seu filho, que contratem um transporte que seja regularizado, que tenha credenciamento junto Prefeitura Municipal”, informa a diretor Rosângela Apóstolo.
Fiscalização
A SMTT vem intensificando a fiscalização dos veículos que fazem a condução dos estudantes irregularmente, prezando pela segurança das crianças e adolescentes. Conforme apontam dados da Superintendência de Trânsito, atualmente, a Barra dos Coqueiros tem aproximadamente 50 transportes escolares autorizados.
“Estamos trabalhando duro, fazendo uma fiscalização pesada, para poder retirar de circulação os transportes escolares irregulares. A clandestinidade não é somente contra a lei, mas também é perigoso para os alunos”, reforça Rosângela Apóstolo.
Fluxo do trânsito
Paralelo à ação de combate à clandestinidade, a SMTT da Barra dos Coqueiros também está indo às escolas para fazer análise do fluxo de trânsito. “Estamos fazendo estudos para implantar melhorias nas vias onde estão localizadas as escolas e, consequentemente, melhorar o fluxo do local”, afirma Karolina Ferreira, diretora de Engenharia de Tráfego.