Na manhã desta quarta-feira, 16, o prefeito de Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, formalizou um ato histórico e de grande relevância para a comunidade barracoqueirense. Foi assinado o termo de doação de terreno para a Associação de Catadoras e Catadores de Mangaba do município.
Repassado de uma geração à outra, o trabalho dos catadores simboliza a preservação do extrativismo sustentável dos recursos naturais do Estado, mantendo viva a herança cultural das comunidades tradicionais e a riqueza da biodiversidade costeira e marinha. Além disso, esse modelo de extrativismo desempenha um papel fundamental ao fornecer fonte de renda e assegurar a segurança alimentar e nutricional para essas famílias.
O terreno doado permitirá que a Associação realize atividades relacionadas ao cultivo e extrativismo de mangaba e outros recursos da biodiversidade, uma prática tradicional importante para a comunidade. A ação reforça o compromisso da Prefeitura em apoiar e preservar as tradições e culturas locais, ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade e o desenvolvimento da Região.
"Nossa luta é desde 2008. Já lutamos, já corremos atrás e, graças a Deus, nós conseguimos. Eu acho que nós já avançamos bastante. Muito obrigada a Alberto", disse Ana Maria, representante da Associação de Catadoras e Catadores de Mangaba da Barra dos Coqueiros.
O prefeito, Alberto Macedo, enfatizou o compromisso da administração municipal com as comunidades tradicionais e o cuidado com o meio ambiente. “Reconhecemos o significativo papel que esses trabalhadores desempenham em nossa região. A doação visa não apenas proporcionar um espaço adequado para suas atividades, mas também valorizar o trabalho incansável e vital que essas mulheres e esses homens por diversas gerações realizam”.
Produções sustentáveis
As catadoras de mangaba desempenham um papel valioso na intersecção entre a conservação ambiental, a sustentabilidade e a conscientização pública, contribuindo para um equilíbrio mais saudável entre o ser humano e a natureza. Através desse trabalho, as catadoras e catadores colaboram para a conservação de Ecossistemas Costeiros, a manutenção e sustentabilidade da biodiversidade, a conscientização ambiental e a geração de Renda e Desenvolvimento Local.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Edson Aparecido, é grande a satisfação em fazer parte de uma ação tão importante. "Não tenho dúvidas de que este é um dos primeiros entre muitos outros passos para manter essa cultura extrativista na Barra dos Coqueiros. Em breve, reuniremos diversos atores para discutir os melhores caminhos para o manejo da produção. A Prefeitura continuará dando apoio técnico para que seja otimizada cada vez mais a produção nessa área. Agora, vamos ter o primeiro plantio agroflorestal da Barra dos Coqueiros", explicou.
Inclusão social
A doação de um terreno para as catadoras e catadores resulta em uma inclusão social abrangente, envolvendo aspectos como empoderamento econômico e fortalecimento da identidade cultural. A ação não apenas impacta positivamente suas vidas individuais, mas também reverbera nos aspectos econômicos, sociais e ambientais de toda a comunidade, promovendo uma inclusão mais ampla e sustentável.
O diretor da Secretaria Municipal de Participação Popular, Caio Lima, ressalta que, através dessa doação, a Prefeitura reafirma o seu comprometimento em valorizar as tradições locais e contribuir para o desenvolvimento sustentável da Barra. “Agora, as catadoras poderão fazer a gestão do terreno, que pertencia à Prefeitura, da melhor forma, utilizando os conhecimentos e saberes tradicionais", disse.