Em agosto de 2023, a Unidade Móvel de Saúde iniciou os atendimentos em Barra dos Coqueiros. A iniciativa da Prefeitura Municipal, que já realizou quase 2 mil atendimentos, busca levar os serviços e atendimentos de saúde até a população que vive mais distante dos centros de saúde como hospitais e unidades básicas de saúde. “As pessoas estão comparecendo, estão gostando, e sendo incentivadas a se preocupar com a saúde”, contou a coordenadora da unidade móvel Ana Paula Santos Ribeiro.
Inicialmente, apenas eram realizadas consultas médicas e odontológicas, exame de lâmina, testes rápidos, verificação de pressão e glicemia. Hoje, a Unidade expandiu seus serviços, e além desses, oferece vacinação e farmácia. “Na unidade nós oferecemos todas as vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde. A pessoa leva seu cartão de vacina e a técnica de enfermagem aconselha e orienta para que faça a regularização e a pessoa possa ser imunizada”, explicou o secretário de saúde do município Fábio Machado.
Durante a semana, a Unidade vai até alguns pontos da cidade. A população fica por dentro do itinerário através das redes sociais da Prefeitura de Barra dos Coqueiros. “Às terças-feiras trabalhamos com a equipe de saúde da família. E nos outros dias, que podem ser variados, pode ser numa quarta, quinta ou até no sábado, mas com toda equipe completa, com médico, enfermeiro, dentista, para que a população seja de fato acolhida”, apontou Fábio.
O secretário ainda destacou o pioneirismo da Unidade Móvel, que se diferencia por trazer um leque amplo de serviços. “Existem Unidades Móveis por aí com a parte de odontologia, ou para um grupo específico. Mas no formato que trazemos aqui, acredito que sejamos pioneiros no Estado de Sergipe, já que nós levamos todo tipo de atendimento”, complementou.
As vantagens de uma unidade móvel vão muito além. O uso do veículo para atendimento é uma alternativa mais barata e menos burocrática do que a instalação de uma unidade de saúde. É uma via de mão dupla, ao mesmo tempo em que a população não precisa gastar com transporte para ter atendimento, representa um custo baixo para a cidade. Como também permitem não lotar os hospitais e UBS com casos que podem ser solucionados com o atendimento básico.
A moradora do Pontal da Ilha, Luzitânia Barbosa, de 47 anos, é uma das quase 2 mil pessoas que já foram atendidas pela Unidade Móvel. “O atendimento é ótimo. Foi ótimo que tenham vindo para cá porque nós tínhamos muitas dificuldades de ir até o atendimento”, relatou.
Mas pode todo mundo?
Sim. Mas é preciso ficar atento, uma vez que quando a Unidade é direcionada para um local, ela visa atender a população daquela região. Por isso, os demais devem esperar a sua vez.